em cartaz

Ao vivo e em estreia, no especial aniversário número quatro do clube, cine-concerto "Berlim, Sinfonia de Uma Grande Cidade" por Atelier Radiofónico, banda sonora ao vivo para o filme de Walter Ruttmann. Sexta-feira 28 de Outubro às 22h numa sala Cinemax Penafiel.

Um pintor que depois da primeira guerra mundial se inicou no cinema como criador de efeitos especiais para Lotte Reiniger, a pioneira da animação, e que seria depois um dos mais inovadores cineastas experimentais. Influenciado pelo revolucionário Dziga Vertov, misturou formas e linguagens, do documentário ao abstracto e ao expressionismo. Walter Ruttman captou a vida da sua época.

Desde as suas origens o cinema surgiu ligado às cidades, cujas ruas se transformam em espaços cinemáticos, uma forma de experiência da velocidade e do movimento. É nas cidades que se concentram as primeiras salas pensadas para acolher o cinema, que ao longo de mais de um século conhecerão profundas transformações. Mas é também às cidades que é dedicado um conjunto de sinfonias urbanas que, a partir dos anos vinte, toma as metrópoles e os seus habitantes como protagonistas. "Berlim, Sinfonia de Uma Grande Cidade", é um dos seus filmes fundadores.

Um clássico do cinema experimental, musicado ao vivo pelo experimental Atelier Radiofónico, laboratório de som. Uma banda sonora à velocidade da luz, original de 2022, para o filme mudo de 1927. Duração de 62 minutos, classificado para M/12. Uma co-produção do Clube Objetivo Cinema em Penafiel e do Cinemax Penafiel.